USP se destaca como a melhor universidade da América Latina, aponta ranking internacional

Compartilhe esta notícia:

Unicamp e Unesp também aparecem no levantamento da britânica QS entre as dez primeiras instituições de ensino superior.

A Universidade de São Paulo (USP) aparece em primeiro lugar no ranking das instituições de ensino superior da América Latina e Caribe da britânica Quacquarelli Symonds (QS), considerado um dos mais relevantes do mundo.

A lista QS World University Rankings 2024 foi divulgada nesta quinta-feira (13). Há mais duas estaduais paulistas entre as dez primeiras: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que subiu do 5º para o 3º, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) que apareceu em 10º lugar.

O Brasil tem 13 instituições entre as 50 melhores da América Latina e Caribe – 12 delas públicas. O ranking considerou 430 universidades de 25 países da América Latina e Caribe. No Brasil, 97 universidades constam no levantamento, e conforme a QS, 35 delas tiveram melhora no ranking de 2024 em relação à edição anterior.

Em junho, a USP (Universidade de São Paulo) subiu 30 posições no QS World University Ranking 2024, com isso, ela foi eleita a 85ª melhor do mundo e se tornou a primeira brasileira a entrar no top 100 – entre mais de 3 mil.

Em julho, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) foi a melhor brasileira avaliada em um levantamento publicado pela consultoria britânica Times Higher Education, que considera apenas universidades “jovens” – com menos de 50 anos de existência. Na listagem mundial, a Unesp ficou colocada na faixa entre 301ª e 350ª posição.

A Times Higher Education também fez um levantamento da América Latina levando em conta todas as universidades (incluindo as com mais de 50 anos). Neste ranking, USP e Unicamp dominaram o top 3, ao lado da Pontifícia Universidade Católica do Chile.

As instituições se destacam por aliarem ensino e pesquisa de excelência e com impacto social. Os índices também avaliam o impacto comercial e o valor industrial das pesquisas desenvolvidas.

Além dos rankings, alunos da USP se destacaram também na competição mundial de foguetes universitários Spaceport America Cup, que aconteceu no fim de junho nos Estados Unidos. O Projeto Júpiter, equipe de foguetemodelismo da Escola Politécnica (Poli), ficou em segundo lugar com o foguete Juno III.

Compartilhe esta notícia: